Aconteceu: A violência marca a semana no Brasil e no mundo

Em 22/03/2008 10h39 , atualizado em 09/04/2008 16h34 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Essa semana foi marcada por cenas de violência no Brasil e no mundo. Uma criança sofre torturas em Goiás enquanto o povo tibetano sofre a retaliação da China, por desejar liberdade. A menina foi encontrada presa. O povo do Tibete se sente preso. O curioso é que tudo gira em torno da liberdade: qual o verdadeiro valor deste bem que tantos desejam, não importa cor, raça, idade ou etnia?

Brasil
→Menina torturada em Goiânia
Um fato ocorrido em Goiânia (GO) deixou os brasileiros horrorizados esta semana. Após uma denúncia anônima, policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) chegaram até um apartamento situado em bairro nobre da cidade, onde encontraram uma menina de 12 anos amordaçada e de mãos e pés acorrentados.

No corpo franzino da criança, marcas da violência sofrida: na língua, marcas dos apertos feitos com o alicate, as unhas que lhe restam estão enegrecidas devido à apertões nas portas e um dente lhe foi quebrado com um martelo. Há ainda marcas de queimadura feitas com um ferro elétrico e hematomas nos pés provocados por marteladas.

Junto à criança presa (suspensa pelos braços, seus pés mal tocavam o chão), os policiais encontraram cadeados, correntes, cordas, mordaças e dois alicates sujos de sangue. A menina morava no apartamento há cerca de dois anos, sob a responsabilidade da empresária Silvia Calabresi Lima, 41 anos, acusada de torturar e maltratar a criança.

A empregada de Silvia, Vanice Maria Novais, 23, foi indiciada como co-autora do crime, e confessou que amarrou e bateu na menina várias vezes, por ordem da patroa. A menina vivia presa na área de serviço do apartamento, onde dormia, e só saía para fazer serviços domésticos na residência. Ela não freqüentava mais a escola desde meados do ano passado.

Futuro

A mãe biológica da menina, Joana Darc da Silva, mora em uma cidade a 60 km de Goiânia e disse ter “dado” a filha para Silvia criar por não ter condições de arcar com seus estudos. Ela disse não saber que sua filha era torturada por Silvia.

Sobre o futuro da criança, o juiz da Infância e Juventude da comarca de Goiânia, Maurício Porfírio Rosa, disse à imprensa que o desejo da menina será levado em consideração. Ela já manifestou a vontade de ficar com o pai, um serralheiro, separado da mãe. Joana Darc pode vir a ser indiciada por negligência, por nunca ter reparado nas marcas da filha mesmo tendo visitado a menina na casa de Silvia.

Silvia e Vanice foram presas em flagrante e estão detidas na Casa de Prisão Provisória em Goiânia. As duas podem pegar mais de 30 anos de prisão pelos crimes de tortura e cárcere privado. A empresária foi acusada de torturar outras crianças. A polícia está investigando.

Na sua opinião, a menina deve voltar para a mãe, ficar com o pai ou ser encaminhada para a adoção? Como você analisa o comportamento da empresária Silvia Calabresi?

Mundo
→Protestos no Tibete
Desde o dia 10 de março, protestos no Tibete, na região do Himalaia, têm chamado a atenção do mundo. Na ocasião, monges budistas teriam sido presos depois de realizar uma passeata relembrando os 49 anos de um levante tibetano contra o domínio chinês, causando mais protestos da população.

Desde então, o Tibete transformou-se em palco de protestos e cenas de violência. O governo tibetano, sob forte apoio de Pequim, disse que apenas 10 pessoas morreram nos protestos até o fim da semana. Já a versão do povo é que cerca de 80 pessoas perderam a vida em confrontos com a polícia.

O motivo de tanto protesto é simples. Os tibetanos querem chamar a atenção do mundo, que no momento está de olho na China, devido aos Jogos Olímpicos que acontecem esse ano em Pequim, para seu problema. O povo do Tibete quer o fim do domínio chinês na região.

Dalai Lama

O Dalai Lama, líder espiritual do povo tibetano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1989, disse que quer apenas a autonomia da região, assim como o seu povo.

A China alega que o Tibete faz parte de seu território desde o século XIII e deve ficar sob comando de Pequim. Já o povo tibetano diz que a região do Himalaia já foi independente e só foi tomada pela China em 1949, com a Revolução Chinesa de Mao Tse-tung. Tudo que eles querem é a independência de volta.

O que você acha do domínio chinês no território do Himalaia? O Dalai Lama tem razão em querer a autonomia do Tibete?

Deixe seu comentário!