Prova Amarela - Questão 2

Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Ema

O surgimento da figura da Ema no céu, ao leste, no anoitecer, na segunda quinzena de junho, indica o início do inverno para os índios do sul do Brasil e o começo da estação seca para os do norte. É limitada pelas constelações de Escorpião e do Cruzeiro do Sul, ou Cut'uxu. Segundo o mito guarani, o Cut’uxu segura a cabeça da ave para garantir a vida na Terra, porque, se ela se soltar, beberá toda a água do nosso planeta. Os tupisguaranis utilizam o Cut'uxu para se orientar e determinar a duração das noites e as estações do ano.

A ilustração a seguir é uma representação dos corpos celestes que constituem a constelação da Ema, na percepção indígena.

A próxima figura mostra, em campo de visão ampliado, como povos de culturas não-indígenas percebem o espaço estelar em que a Ema é vista.

Assinale a opção correta a respeito da linguagem empregada no texto A Ema.

a) A palavra Cut’uxu é um regionalismo utilizado pelas populações próximas às aldeias indígenas.
b) O autor se expressa em linguagem formal em todos os períodos do texto.
c) A ausência da palavra Ema no início do período “É limitada (...)” caracteriza registro oral.
d) A palavra Cut’uxu está destacada em itálico porque integra o vocabulário da linguagem informal.
e) No texto, predomina a linguagem coloquial porque ele consta de um almanaque.

Gabarito: B

Resolução:

Não poderia ser a letra A, já que o texto diz que a expressão Cut’uxu é pertencente às tribos indígenas e não às populações próximas, como falado na referida proposição. Também não poderia ser a letra C, pois não há repetição da palavra “Ema”. Seria redundância e não há necessidade, ao contrário do que é afirmado na alternativa. A palavra Cut’uxu não se trata de um vocábulo coloquial, mas sim de uma palavra da língua indígena, e está em destaque para indicar uma denominação que não é da língua portuguesa, logo, a opção D está descartada. A linguagem empregada segue a norma culta e expressa linguagem formal, portanto, desconsidera-se a opção E e considera-se a B.

Questão Anterior --- Próxima Questão