Prova Amarela - Questão 38

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE



Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima,

a) registram-se cenas da vida íntima dos senhores de engenho e suas relações com os escravos.

b) identifica-se a presença de traços marcantes do movimento artístico denominado Cubismo.

c) identificam-se, nas fisionomias, sentimentos de angústia e inquietações que revelam as relações conflituosas entre senhores e escravos.

d) observa-se a composição harmoniosa e destacam-se as imagens que representam figuras humanas.

e) constata-se que o artista utilizava a técnica do óleo sobre tela, com pinceladas breves e manchas, sem delinear as figuras ou as fisionomias.

Gabarito: D

Resolução:

a) Falsa. Fortemente inclinado a descrever situações cotidianas do Brasil do século XIX, Jean-Baptiste Debret chega a representar situações de interação entre senhores de engenho e escravos. No entanto, na obra “Entrudo” a festividade popular (e pública) em questão não conta com nenhum tipo de dado representativo onde percebemos a interação entre essas duas classes assinaladas na alternativa.

b) Falsa. Exigindo conhecimento sobre História da Arte e demonstrando a renovação hoje percebida nas questões de Ciências Humanas, esta afirmativa exige do aluno conhecimento sobre os diferentes contextos culturais e estéticos que propiciaram o surgimento da obra de Debret e o movimento cubista. No caso, a questão se torna falsa ao levar-se em consideração o fato de que o movimento cubista não influencia a obra do Debret porque a mesmo surge em um momento posterior (início do século XX).

c) Falsa. Incorrendo no mesmo equívoco da letra “A”, esta afirmativa faz referência a uma relação entre senhores e escravos que não é trabalhada na obra “Entrudo”. Ao mesmo tempo, a afirmativa está equivocada pois a perspectiva e os gestos explorados no quadro não repassam nenhum tipo de angústia ou conflito (real) entre os personagens presentes na tela. Por último, a questão ainda pode ser considerada falsa, pois o “Entrudo” trata de uma manifestação popular festiva marcada por diversas brincadeiras.

e) Falsa. A afirmativa exige análise de elementos técnicos que não poderiam ser apropriadamente identificados ou percebidos em uma reprodução dicromática de baixa qualidade. Paralelamente, o quadro tem sua paisagem definida com traços nítidos que não produzem uma impressão indefinida entre a situação retratada e os personagens nela privilegiados.

A correta: d) Mesmo sem explorar com maior riqueza de detalhes os elementos da obra de Debert, não sinaliza nenhum tipo de problema maior. Se melhor elaborada fosse, a resposta poderia salientar o caráter lúdico que a manifestação trabalhada tem em si. Além disso, poderia fornecer mais informações relacionando a situação dos escravos no século XIX com sua presença nesse tipo de evento na sociedade da época.

Questão anterior --- Próxima questão