Prova Amarela - Questão 59

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. Brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram-se separados. Na América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização, e a mestiçagem teve dimensões significativas. Tanto na América inglesa quanto na portuguesa, as populações indígenas foram muito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes, escravizados.

No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa

a) foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa.

b) mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa.

c) passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu amplamente com os indígenas da América inglesa.

d) diferenciaram-se dos indígenas da América inglesa por terem suas terras devolvidas.

e) resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.

Gabarito: A

Resolução:

b) Falso. O contato cultural dos índios com os portugueses se deu de forma bastante visível. Apesar dos vários conflitos, os índios partilharam de seu conhecimento para que os portugueses conhecessem as novas terras a serem exploradas. Além disso, diversos hábitos alimentares e práticas cotidianas indígenas também foram incorporados pelos colonizadores. Do lado indígena, destacamos que a conversão religiosa abriu caminho para que diversos nativos comungassem de valores oriundos da cultura européia.

c) Falso. A mestiçagem não teve a mesma presença no ambiente colonial inglês, quanto no ambiente de exploração lusitano. Sendo um tipo de colonização de povoamento, famílias inteiras vindas da Inglaterra se preocupavam em manter seus antigos laços culturais e religiosos, restringindo significativamente a possibilidade da mistura entre povos.

d) Falso. Em ambos os processos de exploração colonial a expropriação das terras utilizadas pelos indígenas foi amplamente praticada. Além disso, as reservas indígenas que hoje tentam amenizar a perda das populações nativas não equivalem minimamente às perdas ocorridas durantes séculos de expropriação promovida pelos colonos.

e) Falsa. Extrapolando os limites da diferença cultural, o contato entre colonizadores e os índios possibilitou a instalação de diversas epidemias capazes de dizimar populações nativas inteiras do dia para a noite. Tais doenças incorporaram as diferentes estratégias de dominação que garantiam a supremacia colonial nas Américas.

A correta: a) Verdadeira. Sendo um país com fortes tradições religiosas vinculadas ao catolicismo, Portugal contou com uma marcante participação de membros da Igreja na justificação e na ordenação do ambiente colonial lusitano. Além disso, o projeto de expansão religiosa pregado com a criação da ordem jesuítica contribuiu significativamente para que o processo de conversão religiosa se desse de maneira sistemática no ambiente colonial português.

Questão anterior --- Próxima questão