Prova Amarela - Questão 9

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao
provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa “bomba biótica de umidade” em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa
área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa “bomba” consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente.

A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações).

As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,

a) onde chove, há floresta.

b) onde a floresta cresce, chove.

c) onde há oceano, há floresta.

d) apesar da chuva, a floresta cresce.

e) no interior do continente, só chove onde há floresta.

Gabarito: B

Resolução:

a) (falso) – não necessariamente, pois uma área interiorana ao continente, mesmo que devastada, está submetida a influencia da umidade gerada pela evapotranspiração da cobertura vegetal de florestas tropicais.
c) (falso) – Os oceanos colaboram, mas não é regra a existência de florestas próximas aos oceanos (Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano).
d) (falso) – Existe uma relação de dependência entre a chuva e o crescimento de uma floresta. Porém o texto não evidencia, e a alternativa dissocia esta relação, isolando o fator físico (chuva) de um fator biológico (floresta).
e) (falso) – De acordo com o texto: Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, a influência do fator umidade provocando chuva, independe da existência e crescimento de uma floresta

A correta: b) O desenvolvimento de uma vegetação necessita de condições ambientais (aspectos físicos) favoráveis. Neste caso, a colaboração da umidade provinda tanto dos oceanos, quanto a emissão de umidade despendida pelos vegetais de uma floresta tropical, propiciam no mesmo local ou em um outro local mais distante, o estabelecimento, crescimento e manutenção da vida. Segundo o texto: fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida.

Questão anterior --- Próxima questão