Vestibular Seriado

Algumas instituições reserva metade das vagas para os estudantes que optarem por essa modalidade de provas.
Por Rafael Batista

Com a avaliação seriada o estudante pode acompanhar seu desempenho.
Com a avaliação seriada o estudante pode acompanhar seu desempenho.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O método de avaliação seriada é maneira simplificada de passar do Ensino Médio para o Superior. A inscrição e a avaliação começa ainda no 1° ano do ensino médio e se repete nos anos seguintes. Ao final de cada ano (1°, 2° e 3°) o aluno realiza uma prova, no entanto a opção pelo curso só ocorre no último ano escolar.

A Avaliação Seriada é um processo seletivo menos tenso porque exige o que foi aprendido naquele ano, ao contrário do Vestibular Tradicional que exige o que foi assimilado nos três anos de ensino médio. Apenas em algumas instituições o sistema é cumulativo (ao final do 2º ano, conteúdos de 1º e 2º anos, e ao final do 3º o conteúdo dos três anos, como no vestibular). 

Depois da realização das três provas é feita uma média com os resultados de cada ano e as vagas são preenchidas de acordo com a pontuação dos candidatos. Há um limite de vagas, o número é determinado pela instituição, em geral no edital de abertura das inscrições da terceira etapa. A maioria das instituições que oferecem esse tipo de avaliação permite que o candidato realize também, no último ano, o vestibular tradicional, sendo válido o melhor desempenho. 

Vantagens

Realizar o vestibular de maneira seriada concede aos candidatos alguns benefícios, por exemplo, se o aluno for mal na 1ª etapa ainda tem chance de se recuperar nas outras duas. A prova do sistema seriado mede o conhecimento do estudante aos poucos, de forma gradual e progressiva, isto permite que o aluno acompanhe sua evolução a cada ano, corrija as falhas, redirecione os estudos e defina suas aptidões.

Principais universidades que realizam a Avaliação Seriada

 – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
 – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
 – Universidade de Pernambuco (UPE)
 – Universidade Federal de Roraima (UFRR)
 – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
 – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
 – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
 – Universidade de Brasília (UnB)
 – Universidade de Uberaba (Uniube)
 – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
 – Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
 – Universidade Estadual de Goiás (UEG)
 – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
 – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
 – Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
 – Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

UEA

O Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tem o objetivo de preencher 40% das vagas oferecidas em todos os cursos da instituição. Os estudantes que desejam se candidatar a esse sistema precisam ter cursado todo o Ensino Médio em estabelecimentos de ensino do Estado do Amazonas (público ou privado), além de não de possuir curso superior.

UFAM

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) reserva 50% das vagas para o Processo Seletivo Contínuo (PSC). Os alunos matriculados no ensino médio em escolas credenciadas pelo Conselho Estadual de Educação podem se inscrever e realizar as avaliações que acontecem em três etapas. As provas acontecem ao final de cada ano e, ao realizar a terceira etapa, os estudantes optam pelo curso que desejam concorrer.

UPE

Metade das vagas disponibilizadas em cada curso da instituição são destinadas ao Sistema Seriado de Avaliação (SSA). O aluno inscrito nesse método avaliativo que for reprovado em sua escola estará automaticamente excluído do SSA, podendo se inscrever novamente no ano seguinte.

UFRR

A quantidade de vagas a ser destinada ao Processo Seletivo Seriado da UFRR é definida pelo edital de abertura das inscrições em cada ano. O conteúdo das provas no último ano é cumulativo, isto é, na terceira etapa os candidatos realizam uma prova semelhante à do vestibular com conteúdos dos três anos do ensino médio.

UFJF

Por meio do Processo de Ingresso Seletivo Misto (PISM), a Universidade Federal de Juiz de Fora oferece 30% das vagas no primeiro semestre de cada ano. As provas nas três etapas do processo acontece em três dias, sendo o primeiro dia com 40 questões objetivas e o segundo e terceiro dia com questões objetivas, a quantidade de questões varia conforme a etapa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

UFLA

A Universidade Federal de Lavras destina 40% de suas vagas ao Processo de Avaliação Seriada (PAS). Nas 1ª e 2ª etapas, o candidato realiza provas objetivas e redação, enquanto na 3ª etapa vale o desempenho alcançado no Enem. A nota final é composta pela soma das três etapas e o ingresso é realizado apenas no primeiro semestre.

UFVJM

Os estudantes que optarem por participar da Seleção Seriada (SASI) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) terão reservadas 50% das vagas ofertadas pela instituição no primeiro semestre de cada ano. A instituição utiliza o sistema de cotas para candidatos que comprovarem carência financeira, sendo reservado a eles metade das vagas do SASI.

UnB

Chamado de PAS – Programa de Avaliação Seriada –, o exame realizado na Universidade de Brasília é um dos mais concorridos do país. Isso porque a UnB oferece 50% das vagas de todos os seus cursos de graduação para o PAS, no primeiro semestre de cada ano letivo. E ainda, o aluno que estiver inscrito no PAS pode participar também do vestibular tradicional ao final do 3º ano.

Uniube

O Programa de Ingresso por Avaliação Seriada (PIAS) oferece vagas em todos os cursos de graduação da instituição, no entanto a quantidade a ser destinada é definida pelo edital de abertura da terceira etapa do processo. A Uniube permite aos candidatos, que não se inscreverem na primeira série do ensino médio, realizar as duas primeiras etapas no mesmo ano. As provas contam com 60 questões objetivas e uma redação. 

Faap – SP

A Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo realiza o PSS – Processo Seletivo Seriado – no intuito de evitar o excesso de matéria na prova do vestibular. A vantagem do PSS da Faap é que oferece o maior número de vagas para os cursos de graduação da instituição pelo sistema seriado.

Unimontes

O PAES - Programa de Avaliação Seriada para o Ensino Superior – da Unimontes foi implantado em 1998. No programa, classifica-se quem obtiver no mínimo 30 % dos pontos das três etapas e o aluno que participa do programa também pode participar do vestibular tradicional ao final do ensino médio (assim como na UnB). O candidato inscrito no PAES que for reprovado em um dos anos do Ensino Médio é excluído do programa.

UEG

O Sistema de Avaliação Seriada (SAS) da UEG oferece 20% das vagas nos cursos de graduação para os candidatos que realizarem as três etapas do processo. A instituição permite que o aluno reprove apenas uma vez, podendo se inscrever no grupo subsequente. No entanto, caso o candidato reprove mais de uma vez durante o ensino médio ficará eliminado do SAS. 

UEPG

Ao final do Processo Seletivo Seriado (PSS) realizado pela Estadual de Ponta Grossa, a média obtida no Enem também é considerada. Sendo assim, a classificação final do candidato depende da média obtida nas três etapas do PSS somada ao percentual de acertos nas questões objetivas das provas do Enem. A instituição reserva 25% das oportunidades de ingresso para os candidatos inscritos na modalidade de avaliação seriada.

UEM

Desde 2011 a UEM destina 20% das vagas anuais ofertadas aos cursos de graduação da instituição para os candidatos selecionados pelo Processo de Avaliação Seriada (PAS). Os inscritos nessa modalidade de exame respondem a 40 questões objetivas com alternativas múltiplas e uma redação. Metade das questões objetivas são elaboradas na perspectiva interdisciplinar.

Unicentro

O Programa de Avaliação Continuada da Unicentro oferece 20% das vagas do primeiro semestre de cada ano. Os candidatos realizam durante o ensino médio provas com 50 questões cada, além da elaboração de redação. 

Mackenzie

O Programa de Vestibular Seriado realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferece vagas em todos os cursos da instituição. As vagas disponibilizadas é definida a cada ano e divulgada no edital de cada processo seletivo. Para pleitear uma das vagas através da avaliação seriada, o candidato deve ter participado das três fases de maneira consecutiva e obter aprovação no três anos do ensino médio.