Arquitetura e Urbanismo

Curso tem duração de 5 anos e forma profissionais aptos para desenvolver empreendimentos comerciais, casas, prédios e obras urbanas.
Por Lorraine Vilela Campos

Arquitetos ao redor de mesa com projetos arquitetônicos
Arquitetos urbanistas desenvolvem prédios, obras urbanas, estabelecimentos comerciais e casas
Crédito da Imagem: Nikita Sursin | Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Arquitetura e Urbanismo é responsável pela projeção de obras como prédios, casas, museus entre outros, mas sempre pensando na forma harmônica do projeto estrutural dos espaços urbanos com a qualidade de vida da população. 

Com conhecimentos passados de gerações para gerações, em grande parte pela oralidade, a Arquitetura está entre as profissões mais antigas da História.

No Brasil, o primeiro curso de Arquitetura foi criado em 1816, autorizado por Dom João VI, na Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro. Anos antes, a Arquitetura já era desenvolvida no Brasil, mas seus profissionais eram considerados artistas e não arquitetos. O reconhecimento oficial da profissão veio com a assinatura do decreto, em 1816, durante a missão artística francesa ao país. 

Com o decreto de 1937, assinado por Getúlio Vargas, o curso de Arquitetura passou a ter como sede provisória o Museu de Belas Artes. A graduação foi separada da Escola de Belas Artes em 1945, sendo oferecida na então Universidade do Brasil, que hoje é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Somente com a reforma do ensino superior, na década de 1970, o curso de Urbanismo se unifica com Arquitetura. 

Tópicos deste artigo

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Muitos vestibulandos acreditam que a habilidade com o desenho é o único requisito para ser arquiteto urbanista. Pensar assim é um engano, já que a graduação exige muitos conhecimentos em matemática, por exemplo.

Apesar de um viés artístico e criativo, o curso conta com a presença constante da área de exatas, seja em cálculos realizados em algumas disciplinas ou na parte de informática, pois os softwares são ferramentas recorrentes na Arquitetura atual. 

O ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo já exige certa habilidade de seus candidatos. As instituições aplicam uma etapa complementar na seleção que é o teste de habilidades específicas (THE). As provas contam com desenho e outras áreas, como noções espaciais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O curso tem duração média de cinco anos. As aulas costumam ser realizadas em período integral. Entre as disciplinas estudadas no curso de Arquitetura e Urbanismo estão:

  • Arquitetura no Brasil (ou História da Arquitetura)

  • Fundamentos Estéticos da Arquitetura e Urbanismo

  • Geometria

  • História da Arte (voltado para a presença da Arquitetura nas civilizações)

  • Topografia

  • Materiais e Técnicas

  • Linguagem Arquitetônica

  • Desenho de Arquitetura

  • Paisagismo 

Mercado de Trabalho de Arquitetura e Urbanismo

Com o crescimento das cidades nas últimas décadas, o arquiteto urbanista tornou-se um profissional bastante requisitado. Enquanto arquiteto, o profissional tem a capacidade de estudar, imaginar e colocar no papel diferentes tipos de obras.

Sua parcela urbanista é a responsável por aplicar o projeto de forma responsável, sustentável e pensando em diminuir sempre a desigualdade estética de um local. Um prédio não pode ser apenas bonito, ele precisa ser harmônico com as demais construções, não degradar o meio ambiente e trazer bem-estar aos seus usuários. 

Um bom projeto de construção civil conta com a presença de arquitetos urbanistas em conjunto com engenheiros civis e eletricistas. Cada profissional possui uma função dentro de uma obra, mas seus papéis se complementam e diminuem a possibilidade de erros na execução.

O arquiteto urbanista pode trabalhar nas seguintes áreas:

  • Ramo da construção civil

  • Indústrias

  • Autônomo em escritórios próprios

  • Consultoria

  • Projetos voltados para paisagismo

  • Projetos de decoração

  • Órgãos públicos

Segundo a Catho, a média salarial da profissão é de R$ 4 mil.

Principais faculdades

Região Sudeste
Espírito Santo; UFES, UVV.
Minas Gerais; UFOP, UFV, UFU, UFMG, UFSJ, PUC-Minas, Newton Paiva, UNA, Uni-BH, UFJF.
Rio de Janeiro; UFF, UFRJ, UFRRJ, IFF, PUC-Rio, Estácio, UGF.
São Paulo; Unicamp, USP, Unesp, UniTau, PUC-Campinas, Mackenzie, Belas Artes, UNISO, UNIABC, UNICSUL, UNIFEV, UNIP.

Região Norte
Amapá: Unifap.
Amazonas; Unip-Am.
Pará; UFPA.
Roraima; UFRR.
Tocantins; UFT.

Região Nordeste
Alagoas; Ufal, Cesmac.
Bahia; UFBA.
Ceará; UFC.
Maranhão; Uema, Uniceuma.
Paraíba: UFPB, UFCG.
Pernambuco; UFPE.
Piauí; UFPI.
Rio Grande do Norte; UFRN, UnP.
Sergipe; UFS.

Região Centro-Oeste
Distrito Federal; UnB, Unip-DF, Uniplac-DF.
Goiás; UFG, UEG, PUC-Goiás, Unip-Go.
Mato Grosso: UFMT.
Mato Grosso do Sul; UFMS.

Região Sul
Paraná; UFPR, UTFPR, Unila, UEL, UEM, PUCPR, UP, UTP.
Rio Grande do Sul; UFRGS, UFSM, UFPel, Ulbra, PUCRS.
Santa Catarina: UFSC, Unoesc.