Direito

Profissional da área jurídica pode desempenhar diferentes funções, como advogado, delegado e juiz, e trabalhar com várias áreas do Direito.
Por Lorraine Vilela Campos

O Direito não é composto só por advogados e conta com várias possibilidades de trabalho
O Direito não é composto só por advogados e conta com várias possibilidades de trabalho
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso de Direito é, ainda hoje, uma das graduações mais procuradas pelos estudantes que ingressam nas universidades brasileiras. O status da profissão vem de séculos anteriores e tornou o bacharelado uma escolha tradicional no país. 

Até meados de 1820, estudantes que desejavam estudar Direito tinham que sair do Brasil para fazer o curso, sendo comum a ida à Universidade de Coimbra, em Portugal. Com a independência do Brasil, surgiu-se a necessidade de se criar cursos de Direito no país.

O primeiro curso de Direito oferecido no Brasil iniciou suas aulas em 1828, no Largo do São Francisco, em São Paulo, onde atualmente funciona o curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Dois meses depois inaugurou-se a graduação em Olinda, no Mosteiro de São Bento. A partir daí, foram surgindo outras instituições com a oferta do curso e o Direito se popularizou, possibilitando o ingresso de pessoas de diferentes classes sociais. 

Tópicos deste artigo

O curso de Direito

O curso de Direito é um bacharelado com duração mínima de cinco anos (ou 10 semestres). A graduação tem uma base teórica muito ampla, já que o futuro bacharel deve ter conhecimento de aspectos sociológicos, filosóficos, antropológicos, econômicos e culturais, além de ter domínio da Língua Portuguesa. 

Saindo das disciplinas gerais, o Direito possui diversas áreas de atuação que são estudadas ainda na graduação. Elas podem ser aprofundadas em especializações, posteriormente. O estudante verá conteúdos de base do:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito Tributário.

Além dos setores mais específicos, como Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Eleitoral, Direito Desportivo e Direito Internacional. 

Exame da OAB

Quando se forma, o estudante de Direito recebe o título de bacharel. No entanto, para trabalhar como advogado e em outras áreas, é preciso ter o título do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma etapa complexa responsável por avaliar a disciplina e a ética dos futuros profissionais, sendo dividida em duas fases. 

A primeira fase do Exame da OAB é formada por 80 questões objetivas envolvendo as disciplinas de Ética, Filosofia do Direito, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Internacional, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Civil, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Processo Civil, Direito Penal, Processo Penal, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos que alcançam 50% da nota são aprovados para a segunda etapa. A fase final é composta de atividades prático-profissionais. Primeiramente, o candidato deve conhecer bem as áreas do Direito para escolher uma entre as seguintes: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direiro Penal e Direito Tributário.  Há a redação de uma peça profissional, como parecer ou petição, e quatro questões práticas sobre situações a serem resolvidas. 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de Direito é bem vasto, sendo o papel de Advogado o mais conhecido. O bacharel pode trabalhar também como Procurador, Auditor, Defensor Público, Delegado, Juiz, Desembargador, entre outros cargos. 

É muito comum estudantes se formarem e terem o foco nos estudos para concursos públicos, já que o setor público emprega muitos profissionais da área do Direito e oferece altos salários. 

O salário de um profissional do Direito varia conforme o tempo de formação, setor de trabalho (público ou privado) e função que desempenha. Advogados têm uma média salarial de R$ 2.882, segundo o site Catho, enquanto os magistrados (juízes e desembargadores) conseguem uma renda muito superior a essa e auxílios como moradia, alimentação, livros e outros. 

Principais faculdades de Direito

Região Centro-Oeste:
Distrito Federal:
UnB, UCB, UniDF, Uniceub
Goiás: UFG, PUC-Goiás, UNIP, Universo, UniEvangélica
Mato Grosso: UFMT
Mato Grosso do Sul: UFMS, UEMS, UFGD

Região Nordeste
Alagoas
: UFAL
Bahia: UFBA, UNEB, UEFS, UESC, UESB, UCSal
Ceará: UFC, UVA, URCA
Maranhão: UFMA
Paraíba: UFPB, UEPB, UFCG
Pernambuco: UFPE, FDG, Unicap
Piauí: UFPI, UESPI
Rio Grande do Norte: UFRN, UERN
Sergipe: UFS

Região Norte
Acre:
UFAC
Pará: UFPA
Amapá: Unifap
Amazonas: UFAM, UEA
Rondônia: UNIR
Roraima: UERR, UFRR
Tocantins: UFT, UNIRG.

Região Sudeste
São Paulo:
USP, Unesp, PUC-SP, UNIP, PUC-Campinas, Anhembi Morumbi, FGV, Uniban, Uninove, Mackenzie, FDSBC
Rio de Janeiro: UFRJ, Estácio, UFF, Universo, Uerj, UniRio, UniverCidade
Minas Gerais: UFMG, UFU, PUC-Minas, UniBH, UEMG, UFJF, Unimontes, UFOP, UFV
Espírito Santo: UFES, Estácio

Região Sul
Rio Grande do Sul:
UFRGS , UFSM, UFPel, PUCRS, Ulbra, Feevale, FURG, UNISC, UCS, UCPel, UniSinos, UPF
Paraná: UFPR, UEL, PUCPR, UEM, IFPR, UEPG, Unioeste, UTP, UP, IESF, UNIFAMMA, FG
Santa Catarina: UFSC; FURB; UNIVALI; SEI/FAI

Assista às nossas videoaulas