Publicidade e Propaganda

O profissional de Publicidade e Propaganda é conhecido pela criação de peças e campanhas publicitárias.
Por Wanja Borges

O trabalho em equipe é primordial no exercício da profissão de publicitário
O trabalho em equipe é primordial no exercício da profissão de publicitário
Crédito da Imagem: Shutterstock
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O curso de Publicidade e Propaganda é um dos preferidos dos estudantes criativos, curiosos e ousados, já que a prática da profissão é exercida, na maior parte das vezes, em um ambiente dinâmico, onde a liberdade de ideias e o trabalho em equipe prevalecem. 

Isso acontece porque os profissionais desta área trabalham diretamente com o planejamento, organização e desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias em diferentes mídias e, portanto, dependem da criatividade e de técnicas de comunicação para encontrar a melhor forma de apresentar produtos, serviços, ideias e marcas para o consumidor a fim de promover sua venda ou garantir sua boa imagem. 

Mas, ao contrário do que muitos pensam, o trabalho do publicitário não se restringe apenas à execução de campanhas. Além de traçar o perfil do público-alvo para definir a melhor abordagem e os meios de comunicação mais adequados, ele cria textos e imagens, define o design gráfico, acompanha a produção e, ainda, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor, após sua veiculação, dentre outras atribuições. É por isso que o profissional graduado em Publicidade e Propaganda precisa estar sempre atento às tendências da sociedade: seu comportamento, por exemplo, pode influenciar neste trabalho, que consiste em provocar o desejo de consumo.

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O curso de Publicidade

Na maioria das universidades, o bacharelado em Publicidade e Propaganda é ministrado em 8 semestres. Normalmente, o curso começa com disciplinas gerais e introdutórias à área de conhecimento, como língua portuguesa, sociologia, filosofia, introdução à publicidade e propaganda e teoria da comunicação. 

No decorrer do curso, os estudantes se deparam com matérias básicas e técnicas que vão desde tecnologias de comunicação, criatividade, marketing, ciências políticas e econômica, ética e psicologia até mídia, fotografia, redação publicitária, direção de arte, atendimento, pesquisa, planejamento e produção sonora e televisiva. 

A legislação publicitária e o direito do consumidor também têm espaço garantido na grade curricular de muitos cursos, bem como disciplinas optativas e atividades complementares. Apesar de o estágio não ser obrigatório, algumas universidades contam com laboratório em Publicidade e Propaganda no 5º ou 6º período para estimular a prática.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional graduado em Publicidade e Propaganda é considerado amplo. Só nas agências, uma das empregadoras mais comuns do segmento, o publicitário pode atuar nos setores de atendimento, mídia, criação e planejamento.

Ele também encontra oportunidades em departamentos de marketing de empresas privadas, departamentos de comunicação de órgãos públicos, institutos de pesquisa, estabelecimentos especializados em comunicação digital e promoção de vendas, dentre outros.

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Setores correlacionados à publicidade também têm empregado esses profissionais, a exemplos dos veículos de comunicação, estúdios e produtoras. Além disso, o publicitário pode atuar como autônomo ou até mesmo investir no seu próprio negócio seja para assessorias de marcas e pessoas ou desenvolvimento de campanhas para clientes específicos.

Mas a grande alternativa para a crise tem sido o meio digital. Segundo a Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, o setor será responsável por quase um terço dos investimentos no mercado publicitário brasileiro, em 2017. Diante disso, as agências digitais ou cargos como o de social media têm ganhado destaque. 

Salário

Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média salarial de um publicitário no Brasil é de R$ 1.375,22, atualmente. Já a pesquisa salarial realizada pelo Site Nacional de Empregos (Sine) apresenta variação de R$ 1.251,19 a R$ 5.162,41, conforme nível profissional e porte da empresa.

Instituições de Ensino 

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB, UCB, UNIP, IESB, Uniceub (Brasília)
Goiás: UFG, PUC-Goiás, Universo, Uni-Anhanguera (Goiânia)
Mato Grosso do Sul: UCDB (Campo Grande); AEMS (Três Lagoas); Unigran (Dourados)
Mato Grosso: UFMT, UNIC, UniRondon (Cuiabá)

Região Nordeste
Alagoas: FITS (Maceió)
Bahia: UCSal, Universo, UniJorge (Salvador); FAT (Feira de Santana)
Ceará: UFC, UniFor, FACE, FIC, FA7 (Fortaleza)
Maranhão: Uniceuba, FACEM (São Luís)
Paraíba: FAP (João Pessoa); FAR (Campina Grande)
Pernambuco: UFPE, Unicap, FBV, FNJ (Recife)
Piauí: Faculdade CEUT (Teresina)
Rio Grande do Norte: UFRN, UnP (Natal); UERN (Mossoró)
Sergipe: UFS (São Cristóvão); UNIT (Aracajú)

Região Norte
Amazonas: UniNorte e FMS (Manaus)
Amapá: SEAMA (Macapá)
Pará: FAP (Belém); UNAMA (Ananindeua)
Rondônia: UniRon (Porto Velho)
Roraima: FAA (Boa Vista)
Tocantins: CEULP (Palmas)

Região Sudeste
Espírito Santo: UFES (Vitória); São Camilo (Cachoeiro do Itapemirim); FMN (Vila Velha)
Minas Gerais: UFMG, PUC-Minas, UNA, Uni-BH, Newton Paiva (Belo Horizonte); PUC-Minas (Poços de Caldas e Arcos); UniUbe (Uberaba); CES/JF (Juiz de Fora); UNITRI (Uberlândia); FIP-MOC (Montes Claros)
Rio de Janeiro: UFRJ , PUC-Rio, ESPM, UGF, Estácio, UVA, Unicerso (Rio de Janeiro); UFF (Niterói)
São Paulo: USP, PUCSP, ESPM, Metodista, Uninove; UNIP, Mackenzie (São Paulo); UniSantos; PUC-Campinas; UniABC (Santo André); UMC (Mogi das Cruzes); Faculdade Anhanguera (Santa Bárbara, São José, Taubaté e Piracicaba).

Região Sul
Paraná: UFPR, PUCPR, UP, UTP, UniCuritiba, FAE (Curitiba); Unicentro (Guarapuava); Pitágoras de Londrina
Rio Grande do Sul: PUCRS, ESPM (Porto Alegre); UFSM (Santa Maria e Frederico Westphalen); Unipampa (São Borja); Unisinos (São Leopoldo); UNISC (Santa Cruz do Sul); Feevale (Novo Hamburgo); UCPel (Pelotas); UPF (Passo Fundo)
Santa Catarina: UniSul (Palhoça e Tubarão); UnoChapecó; Unoesc (Joaçaba); FURB (Blumenau)

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