Instituto Federal Sul de Minas - IFSuldeMinas

Por Adriano Lesme

Campus Inconfidentes
Campus Inconfidentes
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em fevereiro de 1918 foi criado o Patronato Agrícola, instituição que cuidava de meninos menores de idade, infratores ou entregues à polícia. Já em 1934, o Patronato foi transformado em Aprendizado Agrícola de Minas Gerais, mas a alteração não provocou mudança na estrutura da instituição. Somente a partir 1939, com a transformação para Aprendizado Agrícola Visconde de Mauá, a escola passou a oferecer cursos profissionalizantes e a mudar o perfil de seus estudantes.

Pequenas mudanças ocorreram desde então, mas foi em 1973 que o chamado Ginásio Agrícola chegou ao nível de Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes, status sob o qual permaneceu até o final de 2008. Com o sancionamento da Lei 11.892, foi criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, que nasceu a partir da integração das Escolas Agrotécnicas Federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Atualmente, o IFSuldeMinas possui seis campi, sendo que sua sede fica em Pouso Alegre.

Campi

Sede: Rua Ciomara Amaral de Paula 167, Medicina - Pouso Alegre/MG. Fone (35) 3449-6150
Inconfidentes: Praça Tiradentes, 416, Centro - Inconfidentes/MG. Fone (35) 3464-1200
Machado: Rodovia Machado-Paraguaçú, km 03, Bairro Santo Antônio - Machado/MG. Fone (35) 3295-9700
Muzambinho: Estrada de Muzambinho, km 35, Bairro Morro Preto - Muzambinho/MG. Fone (35) 3571-1529
Passos: Rua Mario Ribola, 409, Penha II- Passos/MG. Fone (35) 3526-4856
Possos de Caldas: Rua Coronel Virgílio Silva, 1723, Vila Nova - Poços de Caldas/MG. Fone (35) 3713- 5120
Pouso Alegre: Estrada do Aeroporto, 1.730, Jardim Aeroporto - Pouso Alegre/MG. Fone (35) 9973-2577

Cursos ministrados

Inconfidentes: Engenharia Agronômica, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Agrimensura, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Rede de Computadores, Ciências Biológicas (licenciatura) e Matemática (licenciatura).

Machado: Administração, Engenharia Agronômica, Zootecnia, Ciências Biológicas (licenciatura), Computação (licenciatura), Tecnologia em Cafeicultura e Tecnologia em Alimentos.

Muzambinho: Engenharia Agronômica, Ciência da Computação, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Ciências Biológicas (licenciatura), Pedagogia, Programa de Formação de Professores, Tecnologia em Cafeicultura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Poços de Caldas: Engenharia da Computação, Ciências Biológicas (licenciatura), Geografia (licenciatura), Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão Comercial.

Pouso Alegre: Engenharia Civil e Engenharia Química.

Ensino à distância

Somente cursos técnicos.

Vestibular

É realizado semestralmente, de forma integrada entre os campi da rede, em etapa única. O candidato tem a oportunidade de fazer uma segunda opção de curso, no ato da inscrição. O processo seletivo é composto por duas provas, uma com 60 questões objetivas com conteúdo referente ao ensino médio, e uma redação. 

Enem

70% das vagas são preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Cotas

O IFSuldeMinas cumpre a Lei de Cotas, que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Além disso, 5% do total de vagas oferecidas em todos os campi são reservadas à candidatos com algum tipo de necessidade especial comprovada.

Site
http://www.ifsuldeminas.edu.br/