Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Dezenove anos após sua fundação, em 1946, a Universidade do Recife foi federalizada e passou a se chamar Universidade Federal de Pernambuco. A instituição de ensino superior é hoje uma das maiores do Brasil, com três campi, 12 centros acadêmicos, quase 100 cursos de graduação presenciais e quatro a distância.

Cidade Universitária: Av. Prof. Moraes Rêgo, 1235 - Cidade Universitária - Recife/PE

Centro de Ciências Jurídicas: Praça Adolfo Cirne, Boa Vista - Recife/PE - Fone (81) 2126 7850

Centro Acadêmico do Agreste (CAA): Rodovia BR-104, km 59, Nova Caruaru - Caruaru/PE - Fone (81) 2126 7771

Centro Acadêmico de Vitória (CAV): Rua Alto do Reservatório, S/N, Bela Vista - Vitória de Santo Antão/PE - Fone (81) 3523 0670

Cursos presenciais

Recife: Administração, Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Atuariais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência Política, Cinema, Dança, DireitoGestão da Informação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo, Programação Visual, Projeto do Produto, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia, Engenharia Biomédica, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Minas, Engenharia Naval, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica Eletrônica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geologia, Hotelaria, Medicina, Museologia, Música – Canto, Música – Instrumento, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Química Industrial, Secretariado, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Turismo, Oceanografia.

Caruaru: Administração, Ciências Econômicas, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Física, Matemática, Pedagogia e Química.

Vitória de Santo Antão: Enfermagem, Nutrição e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Cursos a distância

Ciências Contábeis e licenciaturas em Letras-Língua Portuguesa, Letras-Língua Espanhola e Matemática.Site: www.ufpe.br/cead

Vestibular e Enem

A UFPE realiza vestibular apenas para os cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), em Recife, e para o curso de Engenharia Civil em Caruaru. O Vestibular se divide em duas etapas, sendo que a primeira é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a segunda é formada por provas objetivas, discursivas e a redação do Enem. Todos os candidatos fazem as duas fases.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir do Vestibular 2015, a UFPE vai utilizar o Enem como critério único de seleção, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).  Os concorrentes dos cursos de Música e Dança são submetidos a provas de habilidades específicas.

Cotas

A UFPE cumpre a determinação da Lei de Cotas, que manda reservar metade das vagas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, até 2016. No Vestibular 2015 a reserva deverá ser de 37,5%.

Site
www.ufpe.br