Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Por Adriano Lesme

Campus Praia Vermelha
Campus Praia Vermelha
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Rio de Janeiro foi fundada em 7 de setembro de 1920 em razão das comemorações ao Dia da Independência do Brasil. Posteriormente, em 5 de julho de 1937, a universidade recebeu a denominação de Universidade do Brasil. Somente no governo de Castelo Branco que a universidade passou a ser chamada pelo seu nome atual, UFRJ.

Campus da Ilha do Fundão (Sede): Av. Brigadeiro Trompowsky, s/n, Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ.Telefone: (21) 2562-2010.

Campus da Praia Vermelha: Av. Pasteur, 250, Fundos, Urca - Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21)3873-5600

Faculdade Nacional de Direito: Rua Moncorvo Filho, 8, Centro - Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2508-0933

Campus Macaé: Av. Aluizio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ. Telefone: (22) 2796-2500

Polo de Xérem: Estrada de Xerém nº 27 (Estádio do Tamoio) - Xerém/RJ. Telefone (21)  2679-6441

Escola de Música: Rua do Passeio, 98, Lapa - Rio de Janeiro/RJ. Telefone (21) 2240-1391

Observatório do Valongo: Ladeira Pedro Antônio, 43, Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2263-0685

Cursos Ministrados

Campus da Ilha do Fundão: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Ciências da Computação, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Composição de Interior, Composição Paisagística, Comunicação Visual Design, Conservação e Restuaração, Dança, Defesa e Gestão Estratégica Internacional, Desenho Industrial, Educação Artística, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Computação e Informação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Química, Escultura, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Gastronomia, Geologia, Gravura, História da Arte, Letras, Matemática Aplicada e Computação Científica, Medicina, Meteorologia, Microbiologia e Imunização, Nanotecnologia, Nutrição, Odontologia, Pintura, Química, Química Industrial.

Campus da Praia Vermelha: Biblioteconomia, Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direção Teatral, Estatística, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escola de Música: Música (bacharelado e licenciatura).

Faculdade Nacional de Direito: Direito

Observatório do Valongo: Astronomia

Macaé: Ciências Biológicas, Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Medicina, Nutrição, Química.

Xerém: Biofísica; Biotecnologia; Nanotecnologia.

Ensino a Distância

A UFRJ faz parte de um consórcio de universidades públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro (Consórcio CEDERJ), criado em 2000. Os cursos a distância oferecidos pela UFRJ são: licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Química, e Tecnologias em Sistemas de Computação. Site: www.cederj.edu.br.

Vestibular e Enem

A UFRJ adotou o Enem como critério único de seleção. Todas as vagas são preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com exceção dos cursos que exigem teste de habilidade específica (THE) - Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Dança, Comunicação Visual Design, Composição Paisagística, Composição de Interior, Educação Artística e Gravura.

Cotass

A UFRJ reserva metade das vagas para candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública, conforme determina a Lei de Cotas.

Site
www.ufrj.br