A Floresta Amazônica

Por Ítalo Augusto Souza de Assis

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Floresta Amazônica é comprovadamente o maior patrimônio natural existente no mundo, pois é o maior em relação à biodiversidade e ao tamanho da bacia hidrográfica em todo planeta, além de outras riquezas. Posto, desperta interesses diversos de muitos países. Estes se aliam à falhas na política brasileira de proteção à Amazônia.

O interesse internacional na Amazônia começou a aparecer quando se notou a grande potência em termos de riqueza natural e intensificou-se juntamente com a preocupação com questões ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global, bem como a diminuição da água potável do mundo.

Além desta, existem questões de cunhos político e econômico por trás de toda esta problemática. É provável que os interesses das grandes potências mundiais estejam não somente relacionados às preocupações ambientais, mas também ao valor financeiro que a Amazônia tem e que tende a aumentar com o agravamento da degradação ambiental.


Desmatamento: destruição do maior patrimônio natural existente no mundo

Aparentemente, a deficiência da política nacional no que tange a conservação deste patrimônio se transforma em pretexto para explicar o interesse mundial por este território, mesmo levando em consideração os aspectos geográficos, políticos, sociais e culturais que incluem a região amazônica no Brasil.

Assim, a discussão gira em torno da intenção real que sustenta os discursos das grandes nações pela universalização da Amazônia. É notável que o Brasil carece aperfeiçoar a lei e fiscalizar eficientemente a exploração ilegal para assim poder defender com propriedade a soberania nacional sobre esta grande riqueza natural.

Leia também:

O Desmatamento no Brasil: uma questão histórica

Floresta Amazônica

O Desmatamento Ilegal da Amazônia

Conheça o perfil de Ítalo Augusto